quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

"Retalhos" - Autobiografia de Craig Thompson


 Nunca fui fã de quadrinhos e afins. Neste tópico minha leitura se resumia a turma da Mõnica, mais especificamente "Chico Bento", Mafalda e algumas vezes tentei acompanhar uma linha de hq´s do Homem Aranha, por sinal muito antiga..rsrs tão antiga que nem acho mais.
Capa da HQ
 Mas de um tempo pra cá estou conhecendo histórias incríveis desde pequenos mangás até graphic novel´s, graças as dicas e sugestões do meu noivo. :D
 Intercalando com meus livros, quando percebi já havia lido um bocado de HQ´s e mangás: Solanin, Gen, Maus, Persépolis entre outros. E agora acabei de ler um dos mais legais - "Retalhos".
 Absorvi essa autobiografia em apenas 2 dias, as páginas corriam em meus dedos, por mais que eu quisesse permanecer um pouco mais em algum capitulo, meus olhos  estavam ávidos por mais.
 Craig Thompson relata sua história da infância ao início da fase adulta, sim minha gente!...igual a Marjie (Pesepólis). Os dias de seu cotidiano contatos de forma totalmente harmônica e sequencial que parece que estamos acompanhando dia após dia dentro de todo o contexto.


 Gostei da distinção que o autor descreve de religião e Deus, de amor e tentação, de família e tabus.  Que por mais que uma família seja religiosa, não significa que são felizes, mas isso também não quer dizer que as mais populares são melhores, tudo é muito mais que conceitos e preceitos, não há manual, a vida ensina pais e filhos todo dia. 


Pág. 533, umas das melhores citações da história.


  Outro ponto da história que também gostei muito foi a caracterização emocional e valorização dos personagens com síndrome de down.
  Além disso, os traços do autor favorecem muito o cenário de Wisconsin, meio oeste americano.
  Craig demonstra bem a transição dos pensamentos subordinados pela igreja, pais e sociedade maciça para os pensamentos próprios  e decisões próprias. A independência intelectual é um tesouro que poucos dão o trabalho de procurar e muitos não acham.
 Senti que estava lendo um diário totalmente aberto. Não percam tempo e usufram de uma literatura de verdade e ilustrações autênticas!!!
  Descubra como tudo na vida pode mudar, embora tudo leve a crer no contrário!

Craig e Raina




0 comentários:

Postar um comentário