domingo, 1 de fevereiro de 2015

J.R.R. Tolkien - O Senhor da Fantasia


 (...) "Tolkien tem o rosto de um homem em quem se pode confiar, mas a preocupação com o seu tempo também está lá, em um olhar cheio de incertezas."
 
 
  Essas foram as palavras do escritor Michael White utilizadas para descrever uma foto de Tolkien fardado para a 1ª Guerra Mundial.
  Sim! Eu me encantei! Um ótimo marido, um paizão, um excelente professor, um crítico, um grande amigo e hoje um ícone da literatura fantástica!
  Gostei da forma que Mchael White escreve, pois ele narra as felicidades, angústias e possíveis anseios e aspirações de Tolkien.
  O livro traz pontos biográficos importantes como: a infância difícil sem o pai; a conversão católica, a morte de sua querida mãe, aptidões ao longo da sua vida acadêmica, o súbito encontro com Edith, a juventude sequestrada pela 1ª guerra mundial, a luta para casar-se com Edith, o amor incondicional pela família, e a disciplina de após chegar do trabalho se dedicar as grandes obras que conhecemos, a amizade forte e depois conturbada com C.S. Lewis e por fim o sucesso gradativo e depois explosivo.

Tolkien, Edith (direita) e filhos.

  Todavia, uma biografia nunca é 100%, mas se você é fã de Tolkien, acredito que seja primordial lê-la ou conhecê-la. Michael White trabalhou bem nesta biografia, várias referências literárias que fazem com você sinta vontade de pesquisar mais sobre tudo que envolve literatura fantástica. No
meu caso me tornei mais fã da pessoa Tolkien do que do escritor Tolkien..mas só quem ler irá entender o que quero dizer.
 Um professor que vai de bicicleta para a universidade e um escritor que escreve com extrema satisfação e a fumaça de um bom charuto sempre a desenhar o ar - um homem acadêmico desde jovem, graças a sua incrível dedicação, e é essa a imagem que ficou na minha mente.Se pesquisar vai encontrar muitaaaaas informações deste inestimável escritor, acima só fiz uma humilde resenha.



Obras:
Anos 30 Songs for the Philologists (1936) · The Hobbit (1937)
Anos 40 Leaf by Niggle (1947) · The Lay of Aotrou and Itroun (1945) · Farmer Giles of Ham (1949)
Anos 50 The Homecoming of Beorhtnoth Beorhthelm's Son (1953) · O Senhor dos Anéis triologia: 
 (The Fellowship of the Ring (1954))
 (The Two Towers (1954)) (The Return of the King (1955))
Anos 60 As Aventuras de Tom Bombadil and Other Verses from the Red Book (1962) · Tree and Leaf 
(1964) · The Tolkien Reader (1966) 
· The Road Goes Ever On (1967) · Smith of Wootton Major (1967)

 E a biografia que li:

  


0 comentários:

Postar um comentário